A importância dos jogos lúdicos na educação infantil

04/nov/2021

Os jogos lúdicos surgem em qualquer movimento que se dá prazer, onde o praticante da atividade não apenas aprende como, também, se diverte com uma prática que promove mudanças e novas aprendizagens.

Para as crianças, é através da brincadeira e de jogos estimulantes que ela constrói seu imaginário, desenvolve o raciocínio, estimula a criatividade, aprende a lidar com as frustrações e desenvolve outras habilidades psicossociais tão importantes para seu crescimento saudável.

 

O que é lúdico?

O conceito de ludicidade remonta à Antiguidade, sendo a relação de práticas de adultos em rituais religiosos, trabalhos manuais, produções artísticas e muito mais. Como falamos na introdução, os jogos lúdicos surgem do prazer e diversão que vem de tais práticas.

Dizem os historiadores que há relatos antigos que contam que o ato de brincar era desenvolvido por toda a família, até mesmo ao ensinar os ofícios para os mais jovens. Hoje em dia, além do prazer e diversão, entendemos como lúdico o que usamos para nos expressar, como a música, dança, pintura.

 

A importância do lúdico na aprendizagem da criança

Os métodos comuns de ensino podem deixar a rotina de estudos e aprendizagem muito cansativa, além de não prender a atenção da criança. Desta forma, o lúdico vem com a função de tornar as aulas e o aprendizado mais dinâmicas e divertidas, ajudando a criança a desenvolver seu intelecto de forma leve e instigar seu interesse nas atividades lúdicas.

Por envolver brincadeiras, as atividades lúdicas permitem que a criança expresse seus sentimentos, desenvolva a linguagem, estimule a socialização e contribua para evolução cognitiva.

 

Tipos de atividades lúdicas

Há muitos recursos lúdicos amplamente utilizados em escolas que podem e devem ser utilizados em casa. Há diversos jogos educativos que podem ser utilizados fora da escola e que são úteis para ensinar o alfabeto, a tabuada, geografia, línguas estrangeiras e muito mais!

As artes também são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo das crianças, pois envolvem a imaginação, percepção, sensibilidade e a criatividade. Colorir, rabiscar e desenhar são atividades simples e prazerosas que estimulam a expressividade da criança. 

Outras atividades lúdicas envolvem o teatro, a música e a dança. Afinal, que criança nunca fez um teatrinho com os colegas e se apresentou para a família? Ou mais ainda: quem nunca acompanhou as crianças aprendendo alguma coreografia famosa, imitando um artista ou cantando algum sucesso? Todos nós já fizemos isso em algum momento da infância e é a atividade mais comum nessa fase, pois envolve, justamente, a expressão pessoal, as habilidades sociais, a imaginação e a criatividade.

Dessa forma, as artes, enquanto uma prática essencialmente lúdica, prioriza a liberdade de expressão e criação, proporcionando um aprendizado de forma menos rígida, mais tranquila e prazerosa.

Agora que você entende a importância do lúdico enquanto um recurso metodológico para auxiliar a aprendizagem das crianças, que tal exercitar a sua criatividade e propor uma atividade com os pequenos? 

 

Vale de tudo! Pintura, teatro, dança, jogos de tabuleiro e muito mais. O que importa é aprender e, claro, se divertir!

 

Conheça a Dadolalá

Aqui na Dadolalá, temos uma grande variedade de brinquedos para encantar as suas crianças! Acompanhe o nosso blog, assinando a nossa newsletter, e tenha sempre conteúdos muito interessantes sobre o universo infantil.

Acompanhe também nosso Facebook e Instagram, e fique por dentro de todas as novidades da loja.

 

Fonte: Imagem – <a href=’https://www.freepik.com/photos/people’>People photo created by pressfoto – www.freepik.com</a>