As vantagens das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças

17/dez/2021

Brincar pode estimular a criatividade, o pensamento crítico e a curiosidade dos pequenos. São muitos os benefícios! Neste artigo, nós vamos explorar as vantagens das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças e trazer uma dica muito bacana para fazer isso de forma lúdica. Venha com a gente!

Como as brincadeiras ajudam na formação das crianças?

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Isso não há dúvidas. É brincando que ela aprende mais sobre a vida, as possibilidades futuras, descobre a importância da amizade, desenvolve autonomia e também aprende a controlar as suas próprias emoções.

Brincar é mais do que somente entretenimento

Verdade seja dita: brincar não é somente entretenimento. É a partir das brincadeiras que as crianças crescem de uma forma muito mais saudável.

Em artigo sobre a importância do brincar, as especialistas em educação infantil Sandra Regina Dallabona e Sueli Maria Schmitt Mendes exploraram que ao se trabalhar ludicamente com as crianças, não se está abandonando a seriedade e o senso de responsabilidade que elas precisam adquirir.

E mais do que isso, para as pesquisadoras, as atividades lúdicas são indispensáveis para o desenvolvimento sadio dos pequenos e para a apreensão dos conhecimentos, uma vez que possibilitam o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos.

“A infância é a idade das brincadeiras. São por meio delas que a criança satisfaz, em grande parte, os seus interesses, as suas necessidades e os seus desejos particulares, sendo um meio privilegiado de inserção na realidade, pois expressa a maneira como a criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o seu próprio mundo”, relataram as pesquisadoras.

Leia também: Jogos de tabuleiro ainda fazem sucesso?

Quais são as brincadeiras e jogos certos para cada idade?

No geral, as mamães e papais precisam se atentar à faixa etária dos pequenos. Há jogos para todas as idades. Na Dadolalá, nós separamos alguns brinquedos e jogos por faixa etária para você não precisar se preocupar com isso. Confira uma sugestão muito bacana para você brincar junto com o seu pequeno:

Fidget Toys: a nova febre do momento

Os Fidget Toys foram criados inicialmente para motivar o desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autismo, mas hoje eles se tornaram febre. Esses brinquedos sensoriais estimulam o bem-estar das pessoas e podem aliviar o estresse, além de auxiliar na destreza, concentração e entretenimento dos usuários. Muito legal, né?

Não deixe de conferir: Trabalhando as emoções por meio da literatura.

Para quais idades os Fidget Toys são indicados?

Tanto para as crianças quanto para os adultos. Os Fidget Toys podem ser usados em todas as idades, sendo considerados ferramentas sensoriais incríveis que ajudam, sobretudo, no foco e concentração, permitindo que o cérebro processe informações extras. Clique aqui para conferir algumas opções divertidas em nossa loja virtual.

E aí, gostou desse artigo? Comente aqui. Toda semana, nós preparamos um conteúdo novo para você em nosso blog. Até a próxima!

Fonte:Imagem- Photo by Taylor Heery on Unsplash