Brincadeiras com água para aproveitar o verão

12/jan/2022

O verão chegou e a temperatura só vai subir nas próximas semanas, fazendo com que todo mundo busque roupas mais fresquinhas, sorvete e maneiras de se refrescar. Com as crianças não é diferente! Nesta época do ano, a melhor forma de se divertir só pode ser com brincadeiras com água e, seja no jardim, no parque ou na praia.

Precisa de uma ajuda com ideias de brincadeiras com água para aproveitar durante o verão? A Dadolala te mostra algumas sugestões:

1- Passe a água

Essa aqui é pra lembra do clássico “Passa ou Repassa”, aquele programa da torta na cara, sabe? Uma das provas era passar a água por um balde para o colega de equipe e, quem chegasse ao final com o balde mais cheio, vencia a competição.

Forme duplas com as crianças e cada uma fica com o seu balde (ou copo). Em uma fila, quem está na frente, deve ficar de costas para o colega e, assim, passar a água do seu balde para o balde de quem está na retaguarda.

A dupla que conseguir chegar na reta final com mais água, é a vencedora.

2- Guerra de balões

Diferente da brincadeira acima, esta não é uma competição. A ideia é entregar balões para as crianças encherem com água da torneira e depois fazer uma guerra, jogando as bexigas umas nas outras. No final, até os adultos vão querer entrar na onda!

3- No fundo do mar

Para crianças menores, uma brincadeira com água que funciona é encher uma mini piscina com água, pingar algumas gotas de corante alimentício azul e juntar alguns objetos e brinquedos que remetam ao fundo do mar. Elas vão criar o seu próprio oceano e, sem dúvidas, é uma brincadeira que vai ficar na memória dos pequenos.

4- Pintura congelante

Que tal despertar o artista que existe dentro dos seus filhos? Pegue forminhas de gelo, encha de água e depois pingue corantes alimentícios coloridos em cada quadradinho de gelo. Depois de pronto, as crianças poderão fazer pinturas com gelo, enquanto ele vai derretendo! Só não esqueça de forrar bem o chão ou de levar todo mundo para o jardim, assim não corre o risco de manchar o que não deve.

5- Escorregando na água e no sabão

Essa brincadeira exige uma preparação mais elaborada e um terreno íngreme. Pegue uma lona e estique-a, como se fosse um tapete. Depois, jogue uma mistura de água e sabão, deixando escorregadia. Aí, é só supervisionar a brincadeira e deixar as crianças escorregarem sentadas! Claro, antes de esticar a lona, procure por pedras ou buracos no terreno, que podem machucar.

Se preferir, coloque joelheiras e capacetes para deixar tudo mais seguro.

ATENÇÃO:

Brincadeiras envolvendo água exigem a supervisão de adultos.

Para evitar o chão escorregadio, você pode forrá-lo com um tapete ou toalha.

Atente-se também para o desperdício de água.

Confira a categoria Praia e Piscina em nosso site, ideal para brincadeiras com água ou idas à praia e ao parque aquático.

Fonte-Imagem: Photo by frank mckenna on Unsplash