16/nov/2021
Aulas à distância, saudades dos amigos, saudades dos avós, brincar em casa. O isolamento mudou a rotina das famílias e muitos pais se viram diante do desafio de conciliar trabalho e vida doméstica em um mesmo ambiente.
No entanto, não foram apenas os adultos que foram afetados psicologicamente pelos impactos do novo Coronavírus. Para as crianças, a drástica mudança de vida também trouxe sérios problemas que merecem atenção e cuidado.
A distância e monotonia causados pelo isolamento vem desencadeando estresse e episódios de ansiedade em crianças e adolescentes.
Mas o que fazer diante dessa situação e como ajudar a criança nesse momento tão difícil?
Confira no post de hoje!
Mantenha um diálogo com os pequenos. Explique com calma e tranquilidade o que está acontecendo e porque essas mudanças são necessárias para preservar a saúde de todos. Seja sincero e esclareça suas dúvidas sobre o assunto. É importante, neste caso, filtrar as informações dos noticiários para que as crianças não fiquem assustadas, com medo e inseguras.
Dito isto, permita que seus filhos exponham seus sentimentos e falem sobre suas angústias. Tenha empatia, não julgue sua imaturidade emocional e sua falta de compreensão: seja um bom ouvinte e o porto seguro para a criança agoniada.
Pode ser que você não tenha a solução imediata para o problema, mas criança saberá que pode contar com você.
Estabelecer horários para as tarefas de casa é uma forma de manter a normalidade e manter seus filhos disciplinados quanto aos seus deveres. Além disso, é importante estabelecer limites de atividades, para que todos cumpram suas tarefas e reservem um tempo em família.
Aproveite o momento para ensinar de maneira didática e lúdica sobre a higienização e as formas de prevenção.
Ah, não esqueça de conversar com os pequenos sobre o seu horário de trabalho para que haja colaboração de todos, ok?
Não faz sentido passar o dia todo trabalhando pela internet e depois tirar o seu lazer para ficar na … internet. Não é mesmo?
Então reserve um tempo para curtir em família. Pode ser um bom filme, uma maratona de séries, um jogo, uma brincadeira. Até mesmo um tempo para desenhar e pintar.
É possível sair com tranquilidade seguindo tocos os protocolos e respeitando o distanciamento. Que tal uma volta na quadra, uma caminhada no parque?
Se você mora em casa com quintal, é uma boa oportunidade para fazer um belo piquenique. Use sua criatividade e conte com a ajuda e dicas da família.
Nós sabemos que nem sempre é possível fazer tudo em família. É importante que as crianças também brinquem sozinhas, mas que não se sintam abandonadas. Para isso, aposte em um bom quebra-cabeças, jogos de Lego, bonecas, carrinhos. Deixe a criatividade fluir!
É importante que os pais e responsáveis mantenham a calma e cuidem da sua saúde, para manter um ambiente de equilíbrio e tranquilidade para todos.
E, enquanto não podemos nos reencontrar, vamos trabalhando em pequenas mudanças para ajudar crianças e adultos a superar esse desafio da melhor forma possível.
Até a próxima!
Fonte: Imagem- <a href=’https://br.freepik.com/fotos/menina’>Menina foto criado por jcomp – br.freepik.com</a>
Post anterior A importância dos jogos lúdicos na educação infantil
Próximo post Girl Power: a influência da Mulher-Maravilha na cultura pop