Jogos de tabuleiro ainda fazem sucesso?

06/dez/2021

Não faz muito tempo, mas os encontros em família ou com amigos, principalmente em dias de chuva, rendiam intermináveis partidas de jogos de tabuleiro.

Envolvendo até seis participantes, os jogos de tabuleiro fizeram muito sucesso entre as décadas de 80 e 90, sendo o Banco Imobiliário o seu grande líder. Este e outros nomes clássicos dos jogos de tabuleiros foram sucesso de vendas em datas comemorativas como Dia das Crianças e Natal.

No entanto, outro formato de jogos foram surgindo, evoluindo, se popularizando de forma cada vez mais massiva e conquistando a liderança nos mercados de jogos: os videogames. Com o sucesso dos jogos eletrônicos, os jogos de tabuleiro foram perdendo popularidade e suas peças, esquecidas nos armários das casas de todo o país.

No entanto, nos últimos anos surgiu uma nova febre de jogos de tabuleiros entre pessoas que desejam se desconectar da vida virtual e desejam estreitar laços familiares, principalmente com os pequenos que já estão crescendo imersos no mundo digital.

Mas com o avanço tecnológico dos jogos eletrônicos, os jogos de tabuleiro ainda tem espaço nos lares?

Nostalgia que não sai de moda

A resposta para a pergunta é: sim. Os jogos de tabuleiro não só ainda tem espaço como, também, vem crescendo em vendas. Seja pela nostalgia de quem viveu o boom desses jogos, o fato que é os jogos mais clássicos como o já citado Banco Imobiliário e até mesmo o Detetive vem se modernizando e incluindo novas opções em sua jogabilidade, como a inserção de máquina de cartões no primeiro e o uso de aplicativos no segundo.

Outro grande clássico que não sai de moda é o Jogo da Vida, o jogo que simula a realidade com a escolha de carreiras, criação de família, e transações financeiras que contam agora com um aplicativo!

O aspecto social

A necessidade do isolamento social e a mudança para o home office, fez com que muitas pessoas passassem a ficar integralmente conectadas à internet. Para conseguir desconectar da exaustiva rotina imposta pela pandemia, muitas famílias passaram a utilizar os jogos de tabuleiros para reestabelecer os laços, bater um papo e, claro, relaxar.

Jogos para todas as idades

Uma grande vantagem dos jogos de tabuleiros é que crianças e adultos podem jogar e se divertirem juntos!

O jogo mais clássico dessa categoria é o Imagem e Ação, sucesso absoluto nos lares e nas escolas. A brincadeira envolve mímica e adivinhação, sendo uma ferramenta perfeita para estimular a criatividade.

Inspirado por famosos realities shows, outra categoria de jogos que também é sucesso é o jogo de adivinhação. Esses jogos envolvem conhecimento sobre História, Esportes, Tecnologia, Geografia e demais conhecimentos que além de divertir são uma ótima forma de ensinar e aprender. Perfeito para um domingo em família!

E você, tinha um jogo de tabuleiro favorito quando era criança? Que tal reunir a família para uma boa partida de Banco Imobiliário? Ou se jogar na mímica do Imagem e Ação?

Aposto que as crianças vão adorar brincar de ser detetives por um dia.

O que importa é se divertir. E aí, vamos jogar?

Fonte-Imagem: Photo by Thomas Buchholz on Unsplash